SimbrazSimbrazSimbrazSimbraz
Simbraz
1992 - Milange, Moçambique

Descrição

Simbraz nasce na Zambézia, concretamente no distrito de Milange, em Moçambique: ano de 1992. Pintor multiforme, aparece-nos como um incansável perscrutador do que se passa à sua volta, sendo também um observador nato da natureza humana. Tanto pode pintar com abertura – patente nas cores e na espacialidade ampla; como consegue conferir aos ambientes a marca da tragédia, do drama, do horror ou do desespero. E fá-lo sem concessões: num caso e no outro.


Retrata as ruas, os dramas femininos, as tradições, e lança-se ainda na elucidação dos enigmas da própria pintura – tanto mergulhando no mundo rupestre, como ecoando ambiências de cariz magritteano. Embora a sua paleta de cores seja ampla e variável, o que vai concordar com o facto de ser um pintor multiforme, deteta-se claramente um princípio essencial de escuridão. Tal escuridão introduz-nos numa personalidade com o interior em desassossego, então: como se os seus sentidos, os cinco, estivessem permanentemente ativos e espoletam-se em toda e qualquer ocasião para registar, através da pintura, as ressonâncias das ruas, das pessoas, das coisas. Na sua obra detetam-se conivências com a street art.

Obras

A Casa do Pescador
A Casa do Pescador
14 agosto 2022
Galeria Manoeuvre Matosinhos

2022, Matosinhos

acrílico sobre tela120 x 100 cm

“A Casa do Pescador”, obra que Simbraz pintou em Matosinhos na residência artística que decorreu no ano de 2022, parece, quem sabe, um cenário perfeito de um dos filmes de Alfred Hitchcock. Fílmico, cinematográfico, intenso, interior, coreográfico também nas emoções que nos proporciona aflorar.

A Infância
A Infância
10 outubro 2022
Galeria Manoeuvre Matosinhos

2021, Maputo

acrílico sobre tela 88 x 99 cm

Nesta representação, Simbraz ilustra a sua infância: crianças felizes, os seus amigos. Este universo individual traduz uma realidade colectiva, a vivacidade das crianças que brincam felizes na rua de Maputo.

Loading

Biografia

1992 – Milange, Moçambique

Artista Plástico – Pintura


Simbraz Roberto Invez Sequesene, mais conhecido por Simbraz, nasce a 6 de junho de 1992 em Zambézia, no distrito de Milange, Moçambique.


É em Milange onde dá início aos estudos e onde desperta uma paixão relativa ao mundo das artes. No entanto, é em Namarrói que Simbraz conclui o décimo segundo ano e realiza o seu primeiro trabalho de artes plásticas para o instituto que frequentava, conquistando assim algum reconhecimento.


Para sustentar e adquirir os materiais necessários para realizar as suas pinturas, Simbraz foi arranjando diversos trabalhos de forma a poupar e angariar alguns fundos monetários para prosseguir com os seus desejos.


Com um estilo e um processo de produção mais próprio e definido, a marca comum nas suas obras passa pelo uso de acrílicos sobre telas, com isso, em 2013 decide partir até à cidade de Maputo em busca do seu sonho de se firmar como artista.


No ano de 2020, Simbraz Roberto integra o famoso Núcleo dos Artistas de Moçambique. Em 2021, face às dificuldades encontradas pela pandemia, Simbraz caminha 6 km a pé diariamente para apresentar e divulgar algumas das suas obras de arte, de modo a arranjar rendimentos para sustentar a mulher e os seus dois filhos.



EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

  • 2023 – O Denominador Comum, Galeria Manoeuvre, Portugal

 

WORKSHOPS

  • 2023 – Maratona Artística, 5ª Bienal Internacional Arte Gaia, Lever – Vila Nova de Gaia, Portugal

  • 2022 – Residência Artística Momentum Moçambique, Matosinhos, Portugal

 

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

  • 2023 – 5ª Bienal Internacional Arte Gaia, Portugal

  • 2022 – Momentum Moçambique, Galeria Manoeuvre, Portugal | Manimalia, Galeria Manoeuvre, Portugal

Vídeo

Ecossistema Artístico - Simbraz - Maputo, outubro 2021

Entrevista

21 maio 2023
Entrevista a Simbraz, no Spotlight do Artista - 5ª Bienal Internacional Arte Gaia

Voltar ao início

Simbraz
A Casa do Pescador
A Casa do Pescador

2022, Matosinhos

acrílico sobre tela120 x 100 cm

manoeuvre.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile