Lulu MaparangueLulu MaparangueLulu MaparangueLulu Maparangue
Lulu Maparangue
1982 - Maputo, Moçambique

Descrição

Lulu Maparangue nasceu no ano de 1982 em Maputo e é um pintor eclético: difusionista na técnica, exímio no desenho, delicado no universo simbólico, com uma gama vasta de cor/es que pode/m vir isolada/s ou compondo as mais vibrantes associações. Dir-se-ia que existe um pêndulo de ouro dentro de Lulu – o que o faz ajustar ou adequar exatamente a forma que é necessária para dar conta do retrato acabado da paisagem que deseja: pode ser um corpo de mulher, um rosto de criança, um grupo de homens, um Sol ou uma Lua. Tal pêndulo – ou será antes a vara de vedor com que nos devolve, umas atrás das outras, as minas de água? – tal pêndulo será certamente o mesmo que usa para calibrar o tom azul integral com que nos mostra através do desenho um pormenor do quotidiano feito de profundidade absoluta; e será igualmente o que é responsável por pintar o próprio do ocre e, assim, apresentar o calor na sua máxima manifestação. Neste entorno, aparece o preto enquanto tracejado.


As obras de Lulu Maparangue apresentam geralmente uma ambiência esfusiante: seja pela cor intensa e luminosa, seja pelas assemblagens multiformes, ou ainda pelas micro-histórias que vai contando nas suas telas, numa óbvia celebração da vida. As suas figuras são ininterruptas e fazem-nos lembrar, em algumas ocasiões, os ajuntamentos proporcionados por El Greco.

Obras

Pelo Cabo Delgado Somos
Pelo Cabo Delgado Somos
30 abril 2022
Galeria Manoeuvre Matosinhos

2021, Maputo

assemblagem e acrílico sobre tela 200 x 175 cm

“Pelo Cabo Delgado Somos” e ainda, poderíamos dizer, vamos, não é, Lulu Maparangue? Província do extremo nordeste de Moçambique, Cabo Delgado oferece ao artista a paisagem multiforme, tanto airosa, como raivosa, ou documental, para que aí firme a vida e a morte, usando os verdes, cor que alude à Terra.

Os Viajantes
Os Viajantes
14 maio 2023
5ª Bienal Internacional Arte Gaia

2022, Matosinhos

assemblagem e acrílico sobre tela 120 x 120 cm

Em “Os Viajantes”, Lulu Maparangue faz uso da estética da Arte Bruta para comentar sobre o impacto do turismo nos ecossistemas naturais e nas comunidades africanas — os “viajantes” desfrutam das praias e dos paraísos que lhes são reservados, mas alheiam-se das questões mais profundas que afetam o continente.

Loading

Biografia

1982 – Bairro do Aeroporto Maputo, Moçambique
Artista Plástico – Assemblagem, Pintura e Desenho


O seu percurso como artista começa aos 7 anos de idade, quando é acolhido pelo pintor Malangatana para o programa criado pela UNICEF denominado “Escolinha Vamos Brincar”. Esse projeto, como visava a prática de variadas atividades culturais, desde música à pintura, proporcionou a Lulu um primeiro contacto com este vasto mundo artístico, que rapidamente fez com que a arte se tornasse numa das grandes paixões da sua vida.


O sucesso com as esculturas “fininhas”, permitiu a Lulu alcançar reconhecimento: peças de pequena dimensão, delicadas e com um complexo grau de elaboração, conseguindo assim em 2003 ser o eleito para acompanhar Malangatana numa viagem a Itália, uma oportunidade para adquirir ensinamentos, novas habilidades e novas técnicas provenientes da densa experiência do pintor Malangatana e uma oportunidade impar de conhecer a Europa.


Num museu em Itália, Lulu deparou-se com uma obra de Picasso que captou a sua atenção por se diferenciar do normal, por esse motivo, Picasso é uma referência e uma fonte de inspiração. Quando regressa a Maputo, o seu objetivo é trabalhar e desenvolver a sua própria linguagem plástica: explora e formaliza obras de assemblagem, firmando-se assim como artista e destacando-se no panorama artístico Africano.


A partir do momento que a carreira artística de Lulu está consolidada, inicia a sua atividade como gestor cultural, procura novos talentos, apoia na divulgação dos artistas Moçambicanos, ajudando, apoiando, promovendo as suas criações e mostrando as suas obras ao mundo.



EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

  • 2023 – Os Pêndulos das Figuras, Galeria Manoeuvre, Portugal

 

WORKSHOPS

  • 2023 – Maratona Artística, 5ª Bienal Internacional Arte Gaia, Lever – Vila Nova de Gaia, Portugal

  • 2022 – Residência Artística Momentum Moçambique, Matosinhos, Portugal

  • 2003 – Nomeado para Residência Artística com Malangatana, Europa, Itália

  • 1987 - 1997 – Escolinha Vamos Brincar – Malangatana, ACBA (Associação Cultural do Bairro do Aeroporto), Casa da Cultura do Alto Maé, Maputo, Moçambique

 

EXPOSIÇÕES COLECTIVAS

  • 2023 – 5ª Bienal Internacional Arte Gaia, Portugal

  • 2022 – Momentum Moçambique, Galeria Manoeuvre, Portugal | Manimalia, Galeria Manoeuvre, Portugal

  • 2012 – Arte Crescente, Galeria Kulugwana, Maputo, Moçambique

  • 2011 – XI Bienal TDM, Museu Nacional de Arte Maputo, Moçambique | Arte Crescente, Galeria Kulugwana, Maputo, Moçambique

  • 2010 – Arte Crescente, Galeria Kulugwana, Maputo, Moçambique

  • 2009 – Arte Crescente, Galeria Kulugwana, Maputo, Moçambique

  • 2008 – Descoberta Casa da Cultura do Alto Maé, Moçambique

  • 2007 – Núcleo de Arte, Maputo, Moçambique

  • 2006 – Galeria Fione, Maputo, Moçambique

  • 2005 – Galeria Hotel Rovuma, Maputo, Moçambique | Galeria Hotel Polana, Maputo, Moçambique

  • 2004 – Núcleo de Arte, Maputo, Moçambique

  • 2003 – Exposição com Nino Trindade e Dino, CCFM (Centro Cultural Franco Moçambicano), Maputo, Moçambique

  • 2002 – Arte Moçambicana – UNICEF, Moçambique

  • 2001 – Arte Moçambicana – UNICEF, Moçambique

  • 2000 – Exposição Solidária: Vítimas das Cheias, Maputo, Moçambique

  • 1999 – Centro Cultural de Matalane – Malangatana, Moçambique | Musart (Museu Nacional de Arte), Instituto Camões, Maputo, Moçambique

  • 1998 – Centro Cultural de Matalane – Malangatana, visita do Presidente Português Jorge Sampaio e do Primeiro-Ministro Português António Guterres, Moçambique

Vídeo

Ecossistema Artístico - Lulu Maparangue - Maputo, outubro 2021

Entrevista

MANOEUVRE - Galeria Matosinhos a 9 junho 2023
Camilo Lourenço entrevista Lulu Maparangue, na inauguração da sua Exposição "Os Pêndulos das Figuras".
14 maio 2023
Entrevista a Lulu Maparangue, no Spotlight do Artista - 5ª Bienal Internacional Arte Gaia

Voltar ao início

Lulu Maparangue
Pelo Cabo Delgado Somos
Pelo Cabo Delgado Somos

2021, Maputo

assemblagem e acrílico sobre tela 200 x 175 cm

manoeuvre.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile